Por trás das rugas há vida’, diz Fernando Meirelles sobre terceira idade
Diretores da série comentam as dificuldades e urgência em falar sobre a fase.
Os Experientes traz uma narrativa pouco explorada na TV. A série, dirigida por Fernando Meirelles, mostra através de ângulos diferentes a chegada da velhice. Com estreia marcada para o dia 10 de abril, o projeto traz quatro histórias sobre o tema e conta com nomes de peso no elenco: Lima Duarte, Othon Bastos, Beatriz Segall, Selma Egrei, entre outros.
Questionado sobre a experiência de trabalhar com o tema, Fernando Meirelles afirma que não pestanejou quando seu filho, Quico Meirelles, apresentou o projeto. “Nossa cultura é obcecada pela juventude, e os velhos tendem a ser colocados de lado como se não tivessem mais nada a dizer ou ensinar. A série nos lembra que, por trás daquelas rugas, há sabedoria e vida”, afirma.
Quico explica que sempre quis fazer um projeto sobre esta fase da vida: “Acho que nunca é tarde para viver e que ainda podem acontecer coisas muito boas na vida deles; eles ainda podem se emocionar”.
Feliz com a série, a diretora Gisele Barroco afirma que precisou aprender sobre o universo do samba, que não conhecia muito bem. “Acho que foi um dos trabalhos mais incríveis da minha vida. O universo do samba é peculiar no imaginário, no jeito de falar, nas gírias que eles usam, e eu queria que o episódio ficasse verdadeiro”, explica.
Veja matéria original no Gshow